sexta-feira, 31 de julho de 2009

Influencia da Atividade Física na Qualidade de Vida dos Idoso.


Hoje em dia torna se cada vez mais evidente que a prática de atividades físicas influencia não só no bem estar e a qualidade de vida dos idosos praticantes, mas também age na preservação e reabilitação da saúde, contribuindo para o equilíbrio do metabolismo e, portanto reduz os riscos de desenvolvimento de diversas doenças crônicas degenerativa. É importante ressaltar que a atividade física além de amenizar o declíneo das capacidades físicas age na prevenção, mostrando se uma importante ferramenta de manutenção da saúde.

E com o aumento da expectativa de vida, se faz necessário que se amplie a preocupação entre profissionais da saúde na busca de melhor qualidade de vida. A promoção da saúde através da atividade física, preveni a dependência, sendo um estímulo para o bem-estar dos idosos, provendo uma melhor qualidade de vida.


O ideal é que sejam desenvolvidos programas regulares de atividade física para pessoas com idade mais avançada,
tornando a atividade física um habito continuo na vida dos mesmos. É de fundamental importância que os idosos aliem ao seu estilo de vida a atividade física, hábitos saudáveis e informações úteis e favoráveis para a conservação e prevenção de sua saúde. É importante que os idosos conscientizem-se dos benefícios que a atividade física podem trazer a eles propiciando uma melhor qualidade de vida.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Benefícios do exercício físico na Hipertensão Arterial !!


As doenças cardiovasculares constituem a maior causa de mortalidade no mundo ocidental. Por sua vez, a hipertensão arterial mesmo leve ou moderada eleva de modo importante a morbi-mortalidade. Por outro lado o tratamento da hipertensão arterial apresenta limitações na abordagem representada pela falta de adesão ao tratamento como conseqüência de vários fatores: custo financeiro, efeitos colaterais dos fármacos num paciente previamente assintomático, falta de uma explicação adequada por parte do médico relativas às consequências da descontinuidade do tratamento, baixo nível sócio-cultural, etc.
O sedentarismo é um dos fatores de risco de maior prevalência, interferindo de modo direto na morbi-mortalidade das doenças cardiovasculares, e indireto quando se considera que tem grande representação na síndrome metabólica e portanto na hipertensão arterial e suas conseqüências. Desta forma é de grande importância no arsenal terapêutico em todos os casos proceder à implementação de modificações do estilo de vida de preferência em forma multidisciplinar particularmente em hipertensos leves e moderados.
As atividades físicas principalmente aeróbicas, leves ou moderadas, devem ser recomendadas em todos os casos fundamentadas em numerosos trabalhos sistemáticos e de metanálise que oferecem amplo respaldo científico a este proceder. O principal efeito e benéfico desta prática decorrem da diminuição da atividade simpática.
A prevenção e o tratamento da hipertensão através de intervenções não medicamentosas vem conquistando vários adeptos, médicos e pacientes, estão utilizando esta estratégia terapêutica com mais frequência, desfrutando dos seus benefícios a médio e longo prazo.

Não podemos esquecer que primeiramente deve ser consultado um cardiologista e após a liberação do mesmo devemos procurar um Educador Físico para prescrição e acompanhamento desses exercícios.

terça-feira, 14 de julho de 2009

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE!!

A Atividade Física é importante à todas as pessoas, independente da idade, porque proporciona bem-estar, saúde, sociabilização, gerando uma melhor e maior Qualidade de Vida.
A Qualidade de Vida portanto está diretamente ligada a prática regular de Atividade Física.

Veja algumas razões para praticar Atividade Física:
  • Emocionalmente ocorre uma melhora, pois ao se exercitar a auto-estima progride, diminuindo lentamente as emoções negativas, melhorando a sua qualidade de vida;
  • A oxigenação tecidual é elevada, ou seja, o exercício físico melhora o fluxo sanguíneo levando mais oxigênio e nutrientes para todas as regiões do corpo;
  • O Sono melhora porque a prática de exercício físico auxilia na manutenção do peso corporal, contribuindo para que a pessoa durma melhor e tenha maior disposição vital. As pessoas muito acima do peso sofrem com a falta de disposição por não conseguir uma posição ideal e relaxante na hora de dormir;
  • Hipertensos (pessoas com pressão alta) com o auxílio da atividade física conseguem aumentar a rede de capilares em seus músculos. Assim, o sangue consegue difundir-se com maior facilidade reduzindo a pressão como um todo;
  • Durante o exercício é possível sintonizar harmonicamente sua mente e seu corpo, respeitando e conhecendo ainda mais seus limites;
  • O exercício físico fortalece o músculo e aumenta o metabolismo de cálcio fortalecendo assim os ossos;
  • Quando nos exercitamos regularmente, nossos músculos usam proporcionalmente mais gordura que glicose, e isto mantém os níveis de glicose sanguínea (glicemia) mais estáveis, diminuindo a fome;
Enfim o exercicío físico proporciona inúmeros benefícios vitais as pessoas, você está esperando o que para começar a praticar??
Afinal a Qualidade de Vida está diretamente ligada a prática regular de atividade física e quem hoje em dia não quer ter Qualidade de Vida.

E boa prática à todos!!!


domingo, 12 de julho de 2009

Bem Vindos!!!

Olá, acabei de criar esse Blog que em breve estará atualizado com informações e dicas bem legais para as pessoas que acreditam que Atividade Física é Saúde.

Espero que possa ser útil!!!!