quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O suor libera toxinas do organismo??

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas, que se encontra na pele. Existem cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por nosso corpo, grande parte delas localiza-se na fronte, nas axilas, na palma das mãos e na planta dos pés.
O suor é composto basicamente de água e sais minerais (sódio e potássio).
As substâncias contidas no suor são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas. Através do canal excretor e o duto sudoríparo , elas chegam até a superfície da pele, saindo pelos poros, eliminando o suor. A Atividade das glândulas sudoríparas contribui para a manutenção da temperatura do corpo.

O homem é um animal homoeotérmico, isto é, mantém a temperatura do corpo praticamente constante, ao redor de 36,5°C. Quando praticamos algum exercício físico (futebol, corrida, levantamento de objetos pesados, etc.), a grande atividade muscular produz muito calor e a temperatura do corpo tende a aumentar, então eliminamos suor.
A água contida no suor se evapora na pele provocando uma redução na temperatura do ar que a circunda., isso favorece as perdas de calor do corpo para o ambiente, fato que contribui para a manutenção da temperatura do nosso corpo.
Então como podemos ver a função do suor é a manutenção corporal e não a eliminação de toxinas.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quando malhamos com roupa preta, bastante agasalho e no calor o suor é maior. É verdade que quanto maior o suor, maior é o emagrecimento?


Algumas pessoas forçam a transpiração com a falsa sensação de que estarão emagrecendo se aumentarem a quantidade de suor. A transpiração é resultado da intensidade do exercício e, principalmente, da temperatura e umidade ambiente.
Assim, praticar exercícios quand
o o sol no sol forte ou som uma quantidade excessiva de roupas, força uma maior eliminação de água pelo organismo. Emagrecer não significa perder água, mas sim, eliminar gordura corporal. Suar não emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo de água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.
No verão, as pessoas suam mais em virtude do au
mento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças a pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.
Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e não estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).
Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quand
o a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar). Para evitar mal estar, cãibras e ter um bom rendimento físico, a hidratação deve ser adequada antes, durante e após o exercício. Durante a atividade física, consumir água em pequenas quantidades, mas em espaços constantes de tempo é recomendado. A propósito, suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo e não as glândulas sudoríparas. Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Abdominal não tira barriga!!


Quem pensa que fazer vários abdominais por dia, vai tirar aquela famosa barriguinha, muitas vezes indesejada, enganou-se. O efeito tanquinho, só chega com muito esforço e dedicação nos exercícios e empenho na alimentação. A verdade é que não há como perder muito peso praticando somente esse tipo de exercício(abdominal), porque ele não é a maneira mais eficiente para deixar aquele abdômen sarado e tão desejado.
Quem faz bastante abdominais até pode ganhar músculos durinhos no abdome. Só que eles ficam totalmente cobertos pelas camadas de gordura. Ou seja, a barriga continua lá: grande e sem definição alguma.
Para perder aquela indesejável camada de gordura, devemos unir uma alimentação equilibrada e exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, Bike, Jump, Step, Ginástica Aeróbica, etc).
Os abdominais devem fazer parte da rotina de exercícios, mas não com o objetivo de perder a gordura, mas para fortalecer os músculos do abdômen.
Para atingir o objetivo é sempre importante seguir um programa de treinamento sério, que tem de ser elaborado por profissionais capacitados e principalmente que entendam o seu objetivo.
Precisamos também cuidar da postura, pois pessoas que ficam muito tempo sentadas tem o hábito de ficar com os ombros caídos, curvados para frente e isso faz com que o peso do corpo caia sobre a barriga. Procure sempre manter os ombros alinhados principalmente quando sentar.
E não podemos nunca esquecer que para emagrecer é preciso muita disciplina e paciência, além é claro do acompanhamento de profissionais capacitados.Mas o melhor mesmo é quando você começa a sentir o resultado e vendo que seu esforço em busca do objetivo valeu a pena e está sendo recompensado.

Agora é só procurar esses profissionais e começar a trabalhar para você chegar onde quer.

Boa malhação à todos!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Dez mitos na hora da malhação.

Neste domigo o programa Fantástico da TV Globo exibiu uma reportagem sobre Dez mitos na hora de malhar.


São eles:


1 - Abdominal tira barriga.
2 - Quanto maior o suor maior o emagrecimento.
3 - Malhar de roupa preta, bastante agasalho e no calor emagrece mais.
4 - O suor libera toxinas do organismo.
5 – O exercício para dar resultado tem que doer.
6 – O exercício só começa funcionar após 30 minutos.
7 – É melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana.
8 – Subir escada emagrece.
9 – Não se deve beber água durante o exercício.
10 – Malhar em jejum emagrece.


E realmente todo eles são mitos. Para conferir a reportagem completa
clique aqui . Nos próximos dias falarei sobre cada um deles.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cuidados relacionados à prática de exercícios no verão!!


Milhares de pessoas frequentam academias de ginástica no Brasil, número que aumenta no verão. E muitas não passam por uma boa avaliação física e médica (são os "atletas de verão"), correndo o risco de morte súbita. Há portadores de doenças cardiovasculares que não têm sintomas. E se o mal nunca foi diagnosticado, o exercício pode estimular o aparecimento desses sinais.
Muitos menosprezam fatores como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol aumentado. Como ao realizar esforço há necessidade maior de bombear sangue, isso pode sobrecarregar um coração que já tem problemas.
Antes de iniciar atividade física, o correto é fazer exames com clínico ou cardiologista, além de teste ergométrico. Assim é possível verificar o comportamento do coração (pressão arterial e ritmo) no estresse físico. Sintomas que não ocorrem em repouso, como cansaço exagerado, falta de ar, desconforto ou dor no peito, desmaio e síncopes, podem ser reproduzidos num ambiente seguro. E os resultados podem nortear a capacidade de treinamento.
Quando não se faz a prevenção, o maior risco é a morte súbita, caracterizada por arritmia cardíaca, que não permite que o coração bombeie sangue. Devemos acima de tudo respeitar os limites do nosso corpo.
Outro fator importante que deve ser levado em conta é o calor excessivo. Durante a prática de exercícios no calor perdemos muitos nutrientes e sais minerais, e isso em excesso pode ser altamente prejudicial à saúde.
Precisamos estar sempre nos hidratando para não prejudicarmos nossa saúde ao contrario de ajudar.


Dicas básicas para a prática de exercícios no verão:

- Realização da Avaliação Médica;
- Escolha adequada do exercício de acordo com a sua capacidade;
- Hidratação;
- Utilização de roupas adequadas;
- Escolha do melhor horário em relação ao sol;
- Uso de protetor solar;
- Orientação de um profissional capacitado;

Essas são algumas dicas para você tornar o seu verão mais ativo com segurança.