sexta-feira, 30 de abril de 2010

É melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana?

Sabe aquela turma que passa a semana inteira sem fazer, sequer, uma caminhada e no fim de semana resolve recuperar o tempo perdido passando horas jogando bola ou fazendo trilhas aventureiras? Eles são os conhecidos atletas de fim de semana e costumam ignorar os perigos escondidos por trás da prática inconstante e excessiva de exercícios.
Os atletas de fim de semana não possuem uma preparação física adequada e desejam descontar, aos sábados e domingos, os maus hábitos acumulados com o sedentarismo e a alimentação rica em gordura.
Para eles o final de semana é hora de recuperar o tempo perdido praticando, intensamente, alguma atividade física. É aí que mora o perigo. A pelada de sábado com os amigos, a corrida na orla e o levantamento de peso podem causar desde uma simples dor lombar a sérias lesões na musculatura e, em casos mais graves, levar ao infarto.
Nenhum homem consegue compensar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares da semana com uma corrida na praia ou uma pelada com os amigos no sábado. Ao contrário, isso só exige mais do que corpo pode suportar.
O fato é que as atividades esporádicas e em excesso apresentam um grande risco à saúde de quem vive sedentariamente. Por mais que o organismo seja adaptável, não se pode sobrecarregar demais em uma só vez.
Os ortopedistas alertam para o perigo escondido nessas atividades ocasionais. Elas podem gerar lesões, como estiramentos e ruptura da musculatura, rompimento de tendões, dores na coluna, fraturas e diversos outros traumas.
O ideal é uma prática contínua e programada acompanhada por um profissional e em média três vezes por semana. Segundo ele, é essa freqüência que vai adaptar todo o corpo - parte óssea, muscular e articulações, além de diminuir a freqüência cardíaca, a pressão arterial e reduzir os níveis de gordura no sangue.
"O coração é uma bomba que carrega sangue para todo o corpo e ele é adaptado à atividade física praticada por cada pessoa. Se a pessoa leva uma vida sedentária e no domingo resolve jogar futebol, ele estará correndo grandes riscos pois, durante uma simples partidinha a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea aumentam significativamente exigindo que o coração supra essas alterações, o que pode causar um infarto", alerta o ortopedista.
Sem desculpas
Se você não tem tempo algum de fazer exercícios ao longo da semana, a dica é praticar nos finais de semana uma atividade mais moderada que traga benefícios à saúde, uma caminhada por exemplo.
E não esqueça, exercício é saúde e saúde é igual a qualidade de vida.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Exercício só começa a funcionar após 30 minutos??


Normalmente são programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno.
Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa idéia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético.
Queima de gordura é uma forma simples de dizer que a gordura corporal está sendo utilizada como fonte de energia para manter o corpo ativo durante o exercício físico, esse é um processo que promove o emagrecimento e ocorre basicamente no exercício aeróbio.

Esse processo de queima de gordura depende muito da intensidade do exercício, então o condicionamento físico de cada indivíduo é importantíssimo. Duas pessoas podem estar correndo juntas, uma esta queimando gordura, e a outra pode estar utilizando outra substância como fonte de energia. Quanto mais intenso for o exercício, menos gordura está queimando. Intenso entende-se por pesado ou numa maior velocidade.

Por isso uma pessoa que está fora de forma e acima do peso é recomendada inicialmente caminhar e não correr. Além de outros motivos, aquela gordura que essa pessoa tem em excesso está sendo aproveitada para dar energia para o corpo se movimentar e isso vai ajudar na diminuição das suas medidas. Se ela tentar correr já de cara, ela não estará quase queimando gordura, e por falta de condicionamento, não conseguirá correr muito. O corpo tem que ir se acostumando aos poucos para se condicionar, primeiro uma caminhada leve, depois rápida, corrida leve, e assim de forma gradativa vai se aumentando a velocidade.
Fala-se muito que a pessoa só começa a queimar gordura a partir dos 20 minutos de exercício aeróbio, não é bem assim, a gordura começa a ser queimada desde o início do exercício aeróbio, mas realmente em maior quantidade é após 20 minutos.

Esses 20 minutos podem ser usados também para se ter uma referência para cada um saber se está queimando gordura durante o exercício. Se uma pessoa correu, nadou ou pedalou por 30 minutos (mais de 20 minutos) sem parar e numa determinada velocidade, ela queimou uma boa quantidade de gordura, se ela fizer o mesmo exercício e naquela intensidade dos 30 minutos por 18 minutos (menos de 20 minutos), ela também queimou gordura, pois o exercício ainda foi aeróbio (baixa intensidade), ta certo que não foi em tanta quantidade porque o tempo de corrida foi menor. Mas agora, se a mesma praticou a determinada atividade por 15 minutos (menos de 20 minutos), não agüentou mais e parou, pouquíssima gordura foi queimada, pois o exercício foi anaeróbio (alta intensidade) e uma outra fonte de energia foi utilizada. Apesar dessa pessoa não queimar muita gordura, também não quer dizer que foi um "mau" exercício, pois aos poucos ela vai estar se condicionando para fazer o mesmo exercício por vários minutos, muito acima de 20.
Precisamos sempre lembrar que praticar exercícios acima de tudo é melhorar a Qualidade de Vida.