sábado, 19 de junho de 2010

Malhar em jejum emagrece?

Se você é do time que pensa no jejum como alternativa poderosa contra os quilos extras, saiba que está embarcando numa roubada. Deixar de comer compromete uma série de funções vitais e não ajuda em nada na dieta. Isso porque o jejum prejudica o metabolismo (conjunto de transformações que as substâncias químicas do alimento sofrem em nosso organismo). E são essas reações que permitem a célula transformar os alimentos ingeridos em energia.

A quantidade de calorias ou energia gasta durante o repouso (usada pelo corpo para fazer para funcionar órgãos como coração, cérebro, pulmões e intestino) é chamado de metabolismo basal. O metabolismo basal pode variar de acordo com a composição corporal de cada pessoa, assim como a idade, sexo e prática de atividades físicas. Mas o jejum prolongado tende a diminuir esse metabolismo, interferindo no gasto de energia.
Ao levantar, normalmente estamos há oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Com a glicose baixa, e para todas as atividades físicas, de tomar banho a malhar, o corpo deverá se alimentar de outra fonte de energia e, antes de escolher a gordura, foca na massa muscular. Acabamos perdendo massa muscular sem perder gordura, e podendo até desmaiar. Antes de malhar, coma uma fonte de carboidrato leve, uma fruta, um suco ou um pedacinho de pão. E, ao longo das duas horas posteriores à atividade, faça uma refeição mais completa. Essas horas são as mais importantes para se alimentar. É nesse momento que seu metabolismo está acelerado, hora certa de repor os carboidratos, proteínas e boas fontes de gordura (como azeite, castanha e leite desnatado), perdidos durante o exercício.

Conforme matéria publicada no site Dieta nunca mais da Editora Abril, estudos médicos feitos em vários países mostram que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de “estado de racionamento de energia”. Ou seja, o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este “combustível” esteja sendo reposto.
De acordo com reportagem da Agência Estado, em repouso um organismo saudável se adapta com alguma facilidade aos períodos em jejum. Mas quando estamos trabalhando com o corpo, a situação pode se complicar, colocando a saúde em risco.

Isso porque praticar atividade física com a barriga vazia pode provocar reações extremamente desagradáveis como desmaios que já foi citado anteriormente, afetar o cérebro, e até provocando danos neurais permanentes. Parece terrorismo demais? Pode até ser, mas assim sendo nada de fazer exercícios de barriga vazia.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Não se deve beber água durante o exercício físico?

A água é o elemento vital para a vida, podemos sobreviver sem alimento por vários dias até semanas, mas uma desidratação por um longo período pode levar a morte, pois a água desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio orgânico e das reações químicas que ocorrem no corpo tanto em repouso quanto durante o exercício físico.

Qual é a melhor hora para beber água ao se exercitar?

E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? Tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde.

Uma observação importante é que é a água que hidrata. Muita gente bebe suco de fruta para se hidratar, mas o problema é que o percentual de água no suco pode variar. Um suco de fruta pode ter um percentual de água bem reduzido, de apenas 30%, dependendo da composição e da concentração do suco, alerta a nutricionista.

Devemos lembrar que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia. Mas com esse calor, a recomendação pode chegar a 3,5L”.

Mas se você não tem o hábito de beber tanta água, uma ai vai uma dica: “Uma maneira de se controlar é colocar uma garrafa de 2L de água na sua mesa do escritório, ou no seu local de trabalho. Aí, você começa a tomar aquilo como rotina”. Mas é importante beber aos poucos. Se você beber 1L ou 1,5L de uma vez, não tem o mesmo efeito que beber aos poucos, porque o organismo acaba eliminando parte desta água sem utilizá-la devidamente.
Então fica a dica o nosso corpo precisa sempre estar hidratado, mas sem exageros!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Subir escadas emagrece?

Subir escadas não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e bumbum mais firmes.
Devemos também lembrar que só exercício aeróbio não emagrece, para emagrecer com consistência é preciso aprender a comer, ou seja fazer uma reeducação alimentar.
Outro fator importante sobre subir escadas é que depois teremos que descer. Essas descidas constantes significam grande esforço para os joelhos, tendões e ligamentos, podendo até mesmo trazer uma lesão.
Então o melhor mesmo e irmos até uma academia e procuramos um exercício com acompanhamento de uma profissional qualificado