sábado, 19 de junho de 2010

Malhar em jejum emagrece?

Se você é do time que pensa no jejum como alternativa poderosa contra os quilos extras, saiba que está embarcando numa roubada. Deixar de comer compromete uma série de funções vitais e não ajuda em nada na dieta. Isso porque o jejum prejudica o metabolismo (conjunto de transformações que as substâncias químicas do alimento sofrem em nosso organismo). E são essas reações que permitem a célula transformar os alimentos ingeridos em energia.

A quantidade de calorias ou energia gasta durante o repouso (usada pelo corpo para fazer para funcionar órgãos como coração, cérebro, pulmões e intestino) é chamado de metabolismo basal. O metabolismo basal pode variar de acordo com a composição corporal de cada pessoa, assim como a idade, sexo e prática de atividades físicas. Mas o jejum prolongado tende a diminuir esse metabolismo, interferindo no gasto de energia.
Ao levantar, normalmente estamos há oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Com a glicose baixa, e para todas as atividades físicas, de tomar banho a malhar, o corpo deverá se alimentar de outra fonte de energia e, antes de escolher a gordura, foca na massa muscular. Acabamos perdendo massa muscular sem perder gordura, e podendo até desmaiar. Antes de malhar, coma uma fonte de carboidrato leve, uma fruta, um suco ou um pedacinho de pão. E, ao longo das duas horas posteriores à atividade, faça uma refeição mais completa. Essas horas são as mais importantes para se alimentar. É nesse momento que seu metabolismo está acelerado, hora certa de repor os carboidratos, proteínas e boas fontes de gordura (como azeite, castanha e leite desnatado), perdidos durante o exercício.

Conforme matéria publicada no site Dieta nunca mais da Editora Abril, estudos médicos feitos em vários países mostram que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de “estado de racionamento de energia”. Ou seja, o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este “combustível” esteja sendo reposto.
De acordo com reportagem da Agência Estado, em repouso um organismo saudável se adapta com alguma facilidade aos períodos em jejum. Mas quando estamos trabalhando com o corpo, a situação pode se complicar, colocando a saúde em risco.

Isso porque praticar atividade física com a barriga vazia pode provocar reações extremamente desagradáveis como desmaios que já foi citado anteriormente, afetar o cérebro, e até provocando danos neurais permanentes. Parece terrorismo demais? Pode até ser, mas assim sendo nada de fazer exercícios de barriga vazia.

2 comentários:

  1. Olá gostei muito de seus comentários e suas pertinentes colocações a respeito deste tema. Sou discente de educação física estou no 4º período e perdendo tornar-me também um personal treiner para através do incentivo do comportamento preventivo ressaltando para as pessoas a importância das atividades físicas e uma alimentação equilibrada.
    No momento estou fazendo um trabalho sobre o tema “ atividades físicas em jejum emagrece” e gostaria de obter mais informações sobre o tema.
    E então pode me ajudar deste já muito obrigado
    Jeremias e-mail jeremiasbh2008@hotmail.com

    ResponderExcluir