sexta-feira, 30 de abril de 2010

É melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana?

Sabe aquela turma que passa a semana inteira sem fazer, sequer, uma caminhada e no fim de semana resolve recuperar o tempo perdido passando horas jogando bola ou fazendo trilhas aventureiras? Eles são os conhecidos atletas de fim de semana e costumam ignorar os perigos escondidos por trás da prática inconstante e excessiva de exercícios.
Os atletas de fim de semana não possuem uma preparação física adequada e desejam descontar, aos sábados e domingos, os maus hábitos acumulados com o sedentarismo e a alimentação rica em gordura.
Para eles o final de semana é hora de recuperar o tempo perdido praticando, intensamente, alguma atividade física. É aí que mora o perigo. A pelada de sábado com os amigos, a corrida na orla e o levantamento de peso podem causar desde uma simples dor lombar a sérias lesões na musculatura e, em casos mais graves, levar ao infarto.
Nenhum homem consegue compensar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares da semana com uma corrida na praia ou uma pelada com os amigos no sábado. Ao contrário, isso só exige mais do que corpo pode suportar.
O fato é que as atividades esporádicas e em excesso apresentam um grande risco à saúde de quem vive sedentariamente. Por mais que o organismo seja adaptável, não se pode sobrecarregar demais em uma só vez.
Os ortopedistas alertam para o perigo escondido nessas atividades ocasionais. Elas podem gerar lesões, como estiramentos e ruptura da musculatura, rompimento de tendões, dores na coluna, fraturas e diversos outros traumas.
O ideal é uma prática contínua e programada acompanhada por um profissional e em média três vezes por semana. Segundo ele, é essa freqüência que vai adaptar todo o corpo - parte óssea, muscular e articulações, além de diminuir a freqüência cardíaca, a pressão arterial e reduzir os níveis de gordura no sangue.
"O coração é uma bomba que carrega sangue para todo o corpo e ele é adaptado à atividade física praticada por cada pessoa. Se a pessoa leva uma vida sedentária e no domingo resolve jogar futebol, ele estará correndo grandes riscos pois, durante uma simples partidinha a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea aumentam significativamente exigindo que o coração supra essas alterações, o que pode causar um infarto", alerta o ortopedista.
Sem desculpas
Se você não tem tempo algum de fazer exercícios ao longo da semana, a dica é praticar nos finais de semana uma atividade mais moderada que traga benefícios à saúde, uma caminhada por exemplo.
E não esqueça, exercício é saúde e saúde é igual a qualidade de vida.

Um comentário: