segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Exercício só começa a funcionar após 30 minutos??


Normalmente são programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno.
Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa idéia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético.
Queima de gordura é uma forma simples de dizer que a gordura corporal está sendo utilizada como fonte de energia para manter o corpo ativo durante o exercício físico, esse é um processo que promove o emagrecimento e ocorre basicamente no exercício aeróbio.

Esse processo de queima de gordura depende muito da intensidade do exercício, então o condicionamento físico de cada indivíduo é importantíssimo. Duas pessoas podem estar correndo juntas, uma esta queimando gordura, e a outra pode estar utilizando outra substância como fonte de energia. Quanto mais intenso for o exercício, menos gordura está queimando. Intenso entende-se por pesado ou numa maior velocidade.

Por isso uma pessoa que está fora de forma e acima do peso é recomendada inicialmente caminhar e não correr. Além de outros motivos, aquela gordura que essa pessoa tem em excesso está sendo aproveitada para dar energia para o corpo se movimentar e isso vai ajudar na diminuição das suas medidas. Se ela tentar correr já de cara, ela não estará quase queimando gordura, e por falta de condicionamento, não conseguirá correr muito. O corpo tem que ir se acostumando aos poucos para se condicionar, primeiro uma caminhada leve, depois rápida, corrida leve, e assim de forma gradativa vai se aumentando a velocidade.
Fala-se muito que a pessoa só começa a queimar gordura a partir dos 20 minutos de exercício aeróbio, não é bem assim, a gordura começa a ser queimada desde o início do exercício aeróbio, mas realmente em maior quantidade é após 20 minutos.

Esses 20 minutos podem ser usados também para se ter uma referência para cada um saber se está queimando gordura durante o exercício. Se uma pessoa correu, nadou ou pedalou por 30 minutos (mais de 20 minutos) sem parar e numa determinada velocidade, ela queimou uma boa quantidade de gordura, se ela fizer o mesmo exercício e naquela intensidade dos 30 minutos por 18 minutos (menos de 20 minutos), ela também queimou gordura, pois o exercício ainda foi aeróbio (baixa intensidade), ta certo que não foi em tanta quantidade porque o tempo de corrida foi menor. Mas agora, se a mesma praticou a determinada atividade por 15 minutos (menos de 20 minutos), não agüentou mais e parou, pouquíssima gordura foi queimada, pois o exercício foi anaeróbio (alta intensidade) e uma outra fonte de energia foi utilizada. Apesar dessa pessoa não queimar muita gordura, também não quer dizer que foi um "mau" exercício, pois aos poucos ela vai estar se condicionando para fazer o mesmo exercício por vários minutos, muito acima de 20.
Precisamos sempre lembrar que praticar exercícios acima de tudo é melhorar a Qualidade de Vida.

5 comentários:

  1. Muito show esse comentário!!!! Aprendi muito!! Valeu mesmo!!!

    Sigam o meu blog http://andersonatleta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa obrigada era isso que eu queria ouvir ,faço duas horas de bicicleta fixa por dia ,.e mim sinto otima alem de eliminar aqueles kilos indesejaves,. vc mim ajudou muito ,mais quando chegar meu peso desejado uma hora basta para manter o corpo com uma alimentação regrada,.

    ResponderExcluir
  3. Era essa dúvida que vinha mim tirando sossego, pois não orientação e nem tempo disponível , meu filho precisa perder 12k com os profissionais que o acompanham e essas dicas com certeza ele ira conseguir.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua explicação. Quem é leigo fica confuso com tantas informações a respeito, mas, ouvir a mesma explicação de um profissional e de forma tão clara faz a diferença. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua explicação. Quem é leigo fica confuso com tantas informações a respeito, mas, ouvir a mesma explicação de um profissional e de forma tão clara faz a diferença. Obrigada!

    ResponderExcluir