sexta-feira, 18 de junho de 2010

Não se deve beber água durante o exercício físico?

A água é o elemento vital para a vida, podemos sobreviver sem alimento por vários dias até semanas, mas uma desidratação por um longo período pode levar a morte, pois a água desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio orgânico e das reações químicas que ocorrem no corpo tanto em repouso quanto durante o exercício físico.

Qual é a melhor hora para beber água ao se exercitar?

E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? Tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde.

Uma observação importante é que é a água que hidrata. Muita gente bebe suco de fruta para se hidratar, mas o problema é que o percentual de água no suco pode variar. Um suco de fruta pode ter um percentual de água bem reduzido, de apenas 30%, dependendo da composição e da concentração do suco, alerta a nutricionista.

Devemos lembrar que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia. Mas com esse calor, a recomendação pode chegar a 3,5L”.

Mas se você não tem o hábito de beber tanta água, uma ai vai uma dica: “Uma maneira de se controlar é colocar uma garrafa de 2L de água na sua mesa do escritório, ou no seu local de trabalho. Aí, você começa a tomar aquilo como rotina”. Mas é importante beber aos poucos. Se você beber 1L ou 1,5L de uma vez, não tem o mesmo efeito que beber aos poucos, porque o organismo acaba eliminando parte desta água sem utilizá-la devidamente.
Então fica a dica o nosso corpo precisa sempre estar hidratado, mas sem exageros!!!

9 comentários:

  1. Pois é, a água em exagero pode ser muito prejudicial. Quem se hidrata demais quando se exercita pode estar exposto a ter hiponatremia. A hiponatremia é causada pela diminuição do sódio no corpo e se for severa pode levar o indivíduo a sérias complicações ou até a morte.

    ResponderExcluir
  2. uma amiga disse q nao devemos tomar agua durante a caminhada. eu fiquem com duvida.

    ResponderExcluir
  3. Lúcia, há uma crença de que não devemos tomar água enquanto nos exercitamos ou mesmo que devemos nos exercitar munidos de roupas de frio para suarmos ainda mais. A perda de suor está associada à perda de peso, como se a água dos seus poros fosse gordura evaporando, rs. Mas deve-se tomar água sim! Antes, durante, depois...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Roberta

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.... Pq qnd praticamos atividades física intensa se logo em seguida ingerirmos água causa vômito?
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu também tinha dúvidas sobre qual a melhor maneira de tomar líquidos durante ou após os treinos. Hj tirei a dúvida e aprendi que devemos tomar líquidos antes, durante e após, mas com moderação.

    ResponderExcluir
  7. Porque que quando bebemos agua e depois caminhamos pu corremos emfim qualquer atividade fisica, porque da uma dor estranha no lado abaixo esquedo do corpo??

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde
    Eu não sinto sede isso é normal ?e as vezes mim sinto muito inchada é sinal que estou com retenção de líquidos ?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite
    Faz mal toma água após ter feito exercícios abdominais?

    ResponderExcluir