quarta-feira, 22 de julho de 2009

Benefícios do exercício físico na Hipertensão Arterial !!


As doenças cardiovasculares constituem a maior causa de mortalidade no mundo ocidental. Por sua vez, a hipertensão arterial mesmo leve ou moderada eleva de modo importante a morbi-mortalidade. Por outro lado o tratamento da hipertensão arterial apresenta limitações na abordagem representada pela falta de adesão ao tratamento como conseqüência de vários fatores: custo financeiro, efeitos colaterais dos fármacos num paciente previamente assintomático, falta de uma explicação adequada por parte do médico relativas às consequências da descontinuidade do tratamento, baixo nível sócio-cultural, etc.
O sedentarismo é um dos fatores de risco de maior prevalência, interferindo de modo direto na morbi-mortalidade das doenças cardiovasculares, e indireto quando se considera que tem grande representação na síndrome metabólica e portanto na hipertensão arterial e suas conseqüências. Desta forma é de grande importância no arsenal terapêutico em todos os casos proceder à implementação de modificações do estilo de vida de preferência em forma multidisciplinar particularmente em hipertensos leves e moderados.
As atividades físicas principalmente aeróbicas, leves ou moderadas, devem ser recomendadas em todos os casos fundamentadas em numerosos trabalhos sistemáticos e de metanálise que oferecem amplo respaldo científico a este proceder. O principal efeito e benéfico desta prática decorrem da diminuição da atividade simpática.
A prevenção e o tratamento da hipertensão através de intervenções não medicamentosas vem conquistando vários adeptos, médicos e pacientes, estão utilizando esta estratégia terapêutica com mais frequência, desfrutando dos seus benefícios a médio e longo prazo.

Não podemos esquecer que primeiramente deve ser consultado um cardiologista e após a liberação do mesmo devemos procurar um Educador Físico para prescrição e acompanhamento desses exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário