sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cuidados relacionados à prática de exercícios no verão!!


Milhares de pessoas frequentam academias de ginástica no Brasil, número que aumenta no verão. E muitas não passam por uma boa avaliação física e médica (são os "atletas de verão"), correndo o risco de morte súbita. Há portadores de doenças cardiovasculares que não têm sintomas. E se o mal nunca foi diagnosticado, o exercício pode estimular o aparecimento desses sinais.
Muitos menosprezam fatores como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol aumentado. Como ao realizar esforço há necessidade maior de bombear sangue, isso pode sobrecarregar um coração que já tem problemas.
Antes de iniciar atividade física, o correto é fazer exames com clínico ou cardiologista, além de teste ergométrico. Assim é possível verificar o comportamento do coração (pressão arterial e ritmo) no estresse físico. Sintomas que não ocorrem em repouso, como cansaço exagerado, falta de ar, desconforto ou dor no peito, desmaio e síncopes, podem ser reproduzidos num ambiente seguro. E os resultados podem nortear a capacidade de treinamento.
Quando não se faz a prevenção, o maior risco é a morte súbita, caracterizada por arritmia cardíaca, que não permite que o coração bombeie sangue. Devemos acima de tudo respeitar os limites do nosso corpo.
Outro fator importante que deve ser levado em conta é o calor excessivo. Durante a prática de exercícios no calor perdemos muitos nutrientes e sais minerais, e isso em excesso pode ser altamente prejudicial à saúde.
Precisamos estar sempre nos hidratando para não prejudicarmos nossa saúde ao contrario de ajudar.


Dicas básicas para a prática de exercícios no verão:

- Realização da Avaliação Médica;
- Escolha adequada do exercício de acordo com a sua capacidade;
- Hidratação;
- Utilização de roupas adequadas;
- Escolha do melhor horário em relação ao sol;
- Uso de protetor solar;
- Orientação de um profissional capacitado;

Essas são algumas dicas para você tornar o seu verão mais ativo com segurança.

Um comentário:

  1. Ótimo! Muito relevante a abordagem.
    Fico feliz também pelo retorno às postagens.
    Beijo!

    ResponderExcluir