quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O suor libera toxinas do organismo??

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas, que se encontra na pele. Existem cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por nosso corpo, grande parte delas localiza-se na fronte, nas axilas, na palma das mãos e na planta dos pés.
O suor é composto basicamente de água e sais minerais (sódio e potássio).
As substâncias contidas no suor são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas. Através do canal excretor e o duto sudoríparo , elas chegam até a superfície da pele, saindo pelos poros, eliminando o suor. A Atividade das glândulas sudoríparas contribui para a manutenção da temperatura do corpo.

O homem é um animal homoeotérmico, isto é, mantém a temperatura do corpo praticamente constante, ao redor de 36,5°C. Quando praticamos algum exercício físico (futebol, corrida, levantamento de objetos pesados, etc.), a grande atividade muscular produz muito calor e a temperatura do corpo tende a aumentar, então eliminamos suor.
A água contida no suor se evapora na pele provocando uma redução na temperatura do ar que a circunda., isso favorece as perdas de calor do corpo para o ambiente, fato que contribui para a manutenção da temperatura do nosso corpo.
Então como podemos ver a função do suor é a manutenção corporal e não a eliminação de toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário